Depressão ou tristeza?

Nos dias de hoje a palavra “Depressão” é um termo bastante utilizado pelas pessoas. Afinal de contas! Qual é a diferença entre tristeza e depressão?

A tristeza é uma emoção que faz parte do ser humano, é uma sensação desagradável e geralmente intensa, pois remete às situações de perdas, fracassos, rompimentos ou separações. Quando dosada essa intensidade, favorece a reflexões pensamentos) estimulando mudanças de comportamentos que proporcionam mais qualidade de vida.

Já a depressão, podemos dizer que é um “estado” ou uma forma de ver e sentir o “mundo”, click here entre outras. Para você suspeitar de uma possível depressão é importante se atentar a alguns fatores: Humor deprimido, triste, quase todos os dias; acompanhados de perda de energia ou cansaço frequente; diminuição da concentração; podem envolver também irritabilidade e/ou choro sem motivo aparente; insônia ou aumento nos episódios de sono; agitação psicomotora; sentimento de culpa; perda ou ganho de peso; chegando até a ter pensamentos sobre morte e tentativas para o mesmo acontecer.

Fonte: Baralhos das Emoções – Renato Caminha e Marina Gusmão Caminha /DSM -5
American Psychiatric Association.