Falar sobre Transtono Bipolar é preciso.

( Escrito pela Psicóloga Especialista Samira Falcão)

O transtorno de humor bipolar (THB) é um problema de saúde pública com uma prevalência em torno de 1,5%, estando associado a elevado risco de mortalidade; aproximadamente 25% dos pacientes tentam suicídio em alguma etapa de suas vidas e, destes, cerca de 11% completam este intento (Hilty et al., 1999).

O Transtorno bipolar (TB) possui forte componente biológico e sua principal forma de tratamento é com medicamentos estabilizadores do humor. Entretanto, o papel da psicoterapia para o seu tratamento é enorme e com potencial ainda muito estudo. Estamos falando de uma doença crônica que necessita de cuidado e acompanhamento para vida toda.

A síndrome causa na pessoa click here estresses, prejuízos psicossociais e diminuição na qualidade de vida.

As pessoas que sofrem desse transtorno experimentam momentos de depressão, e também de euforia intensa, conhecida como mania. Existe a característica de velocidade de pensamento, a pessoa fica mais excitada, contado piadas, agindo de modo inconveniente, com libido aumentada, com menor necessidade de sono, sensação de bem-estar e energia.

Características para serem observadas:

  1. Gasto de dinheiro excessivo.
  2. Diminuição da necessidade de sono;
  3. Diminuição acentuada da ansiedade;
  4. Níveis elevados de otimismo, com pouco planejamento;
  5. Grande vontade de se relacionar com pessoas, mas com pouca capacidade de ouvir;
  6. Concentração diminuída;

 

Recomendamos esse site http://www.abtb.org.br/transtorno.php , quanto mais informação sobre o transtorno melhor para a convivência.

Procure um Psicólogo e um bom Psiquiatra para um diagnóstico especifico.