Perguntas dos leitores

61ffdc989fba2f535986519899df7f2bPsicóloga Samira Falcão responde as questões dos leitores UOL sobre relacionamento.

  • O que leva os pares a ficarem insatisfeitos com um casamento?

 

A insatisfação do casal pode estar relacionada às expectativas que os mesmo tinham com seus pares, trazendo ai conflito que acontecem por distorções sobre os parceiros.  Pessoas com padrões de comportamentos, pensamentos e sentimentos inadequados como- Irracionais, inflexíveis e absolutistas, tendem a terem mais insatisfação dentro da relação.

  • Como reconhecer a própria insatisfação? Quais sinais que aparecem quando você está insatisfeito?

 

Os sinais mais comuns são discussões recorrentes por questões relacionadas a finanças, decisões, as relações sexuais se tornam menos frequentes e sem buscar o prazer do parceiro, o momento de lazer se torna brigas sem motivos aparentes. Os desacordos são destrutivos, onde a falta de consenso é uma grande ameaça para relação saudável.

As insatisfações são baseada na experiência de vida é importante a reflexão.

  • É normal ter altos e baixos na relação? Por que isso acontece?

É comum, os altos e baixos ajudam a trazer pra perto o dialogo na resolução do problema. O conflite pode ser uma ponte para desenvolvimento da relação a dois.

Isso acontece porque muitos casais precisam ajustar e a elaborarem de uma forma mais efetiva e menos distorcida.

  • E como separar os altos e baixos de uma insatisfação preocupante? Pode dar alguns exemplos dessas duas situações?

 

Existe uma parcela bastante significativa de casais que tem dificuldade de superar os altos e baixos dos relacionamento, assim como nossa vida tem problemas e dificuldades diárias, os relacionamentos também. Eles sofrem diariamente interferência do meio, o que influencia o comportamento e as consequências da resposta ao parceiro.

Quando seu parceiro click here chegar em casa e não te dar boa noite, não significa que ele não goste de você, nesse momento é importante ser empático com o mesmo “Ele deve ter tido um dia péssimo” “Pego muito transito”. Duvide sempre da primeira hipótese, duvide dos seus pensamentos, questione sempre e chegue a uma conclusão que vai evitar o conflito, se persistir, converse com o parceiro evitando o julgamento.Mulheres e homens tem capacidade de assumir e resolver as dificuldades, mas tudo vai depender da habilidade de se colocar no lugar do outro, habilidade que nomeamos de empatia.

  • É possível que o casamento esteja satisfatório para um, mas não para o outro? Por que isso acontece?

Quem tiver em um relacionamento insatisfatório seja sincero com o parceiro, diga a verdade sempre. Relacionamentos que não tem a reciprocidade do próximo traz solidão e não prazer. Casamento precisa ser de acordo entre as duas partes, onde traga felicidade. A satisfação está na soma de sentimentos e momentos que compartilhamos “Casamento é a soma, não solitário”.

  • Como agir quando o par acha que o outro se empenha pouco para o casamento dar certo?

A comunicação é a melhor estratégia, quando você está desempenhando mais que seu parceiro, está na hora de sentar e conversar sobre os pontos que são observados e dizer que gostaria que ele desse sua opinião e solução.

O elogio sempre é a melhor forma de ajudar a motivar

 

  • Geralmente, como o casal age quando o nível de satisfação do casamento está alto para ambos?

A satisfação está relacionada aos comportamentos como: comunicação, expressão de sentimento de forma positiva, respeito, parceria, demonstração de empatia e afeto, vida sexual ativa e momentos compartilhados.