Quando foi que meu filho começou a mentir?

Foto12 Meu filho mente muito, não sei o que fazer…

 

 

Por Psicologa Especialista Samira Falcão – Atendimento infantil

Quando aprendemos a escrever e ler, logo aprendemos o que é a mentira, distinguindo assim a realidade da ficção.

Quando as crianças começam a mentir elas estão na verdade usando muitas vezes como mecanismo de livrar de repreensão, como: Tarefas indesejadas e até mesmo enganar pais e colegas.

A mentira precisa ser controlada quando criança, para não se tornar uma mania inocente em um transtorno de personalidade. Sabemos que muitos adultos condenam o ato de mentir, apesar de manterem suas declarações falsas em muitos momentos.

A criança aprende por modelo. Os pais devem ensinar seus filhos a dizerem verdade, quando mentirem devem repreender de forma construtiva. Muitas crianças aprendem a mentir com seus próprios pais, pois na infância elas absorvem todo tipo de informação que é passada.

Uma criança com 5 anos confunde o que é real e a fantasia, muitas vezes criam historias e contam de uma “realidade fantasia”. Crianças com um pouco mais de idade mentem para se isentar de culpas, entretanto se elas usarem a mentira para se aproveitarem de situações pode ser indicio de uma patologia, carência, problema click here emocional, a criança deve ser levada a um profissional especializado, pois nesta fase a mentira nunca é inocente.

Os pais ensinam a verdade e exercem, faz com que as crianças copiem o comportamento. É importante mostrar o quanto é bom, gratificante e reforçador falar a verdade, e como é correto. Os adultos que estão perto das crianças precisam ser o exemplo, mostrando que mentir é prejudicial, revelando a mentira deles próprios sem que os mesmos percam a confiança que depositam.

A mentira pode se tornar uma estratégia para preservar a nossa privacidade, evitar constrangimentos, fugir de um castigo ou até escapar de situações embaraçosas. Elas fazem com que a criança não enfrente a realidade, e fazendo com que o processo de amadurecimento em estratégias de enfrentamento seja mais demorado.

A melhor forma de ensinar seu filho a não mentir é ensinando os comportamentos adequados. Entender o porque ela está fazendo uso  da mentira, e trabalhar para que a função seja eliminada. Toda mentira precisar ser repreendida de uma forma que a criança aprenda .

 Uma criança só vai aprender a falar verdade se o adulto der o exemplo. Todo comportamento é aprendido. 

Referencia

 

 AS VÁRIAS FACES DA MENTIRA: A VERDADE ESCLARECIDA: http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2013/downloads/2013/3/39.pdf ( acesso 21 julho de 2015)